quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Interessante.

Como faz a maioria da população, também pratico o ato de refletir sobre o ano que “sai” e o ano que “chega”, sempre na mesma época: no Natal. Reflito sobre metas, objetivos de vida, família, oportunidades e também sobre minhas atitudes e meu comportamento. E é a respeito das reflexões sobre atitudes que quero escrever neste artigo. Meu objetivo hoje é, com sua ajuda, buscar responder à pergunta: o que podemos fazer nesse ano que vem chegando, ou torcer que aconteça em 2010?
Separei os temas sobre os quais quero comentar para que a visualização e o entendimento ocorram com maior facilidade. Vamos lá!
A forma como enxergamos as pessoasSeria muito bom ver em 2010 pessoas valorizando mais e melhor outras pessoas. Costumo ver pequenos empreendimentos que surgem com o intuito de arrancar dinheiro do cliente e o máximo tempo de trabalho de seus funcionários e, sinceramente, acredito fortemente que esse não é o caminho para o sucesso, muito menos para a felicidade.
Generosidade, honestidade e um pouco de consciência são importantes, não importando em qual degrau da escada você se encontra. Acima ou abaixo, não faz diferença. Não é a toa que as empresas que têm mais sucesso são aquelas que têm como meta principal, isto é, como missão intrínseca a sua existência, o foco em melhorar a vida da sociedade ou de um grupo específico de pessoas. Isso é ter significado, é pensar e se importar com as pessoas.
Valorização das ideiasFicaria muito feliz se as pessoas em 2010 criassem o hábito de anotar os seus pensamentos e suas ideias. Para isso, é importante terem sempre ao lado um bloquinho de notas, um pedaço de papel, um celular ou seja lá o que for. O importante é valorizar e dar atenção aos pequenos pensamentos que temos.
É um exagero andar o tempo todo com um bloco de notas, eu sei. Eu mesmo não faço isso, mas anoto todas as ideias que tenho assim que posso, seja em um bloco de papel, no celular - quando estou afastado de todos esses componentes tento memorizá-la para anotá-la assim que for possível. E, por favor, seja organizado com suas anotações. Se não for assim, você corre o risco de perdê-las e, como consequência, perder a chance de ganhar dinheiro.
Fale sobre o que tem em menteUma situação muito comum é ver amigos e conhecidos me perguntarem questões a respeito de planos de negócios, marketing, regulamentação da empresa, viabilização de uma ideia etc. Mas, quando sou eu que pergunto algo tipo “mas, então, do que se trata esse seu produto? O que a sua empresa faz?” a conversa toma um rumo de silêncio e, a partir daquele momento, em pouco segundos ela é encerrada. Eles têm medo de contar as suas ideias! É uma pena.
Toda vez que falar sobre a sua ideia, mais críticas você receberá e mais condições terá de avaliar se é viável ir em frente ou se é melhor “abandonar o barco”. Ouça todos os comentários e reflita sobre eles. Ignore também alguns comentários. Por fim, escolha para quem essas ideias serão contadas. Não considere entre seus confidentes aquele amigo que não leva nada a sério ou aquele em quem não confia.
Mas, é só isso?Poderia ter falado aqui sobre aspectos relacionados ao governo, como formas de regulamentação e taxação de empresas que gostaria que fossem revisadas e melhoradas em 2010. Mas, esse não é o ponto. Me preocupei em falar aqui a respeito do que você, e só você, pode fazer para melhorar e crescer, sem terceirizar a culpa do problema, falando mal do governo ou do mundo – sempre com a impressão de que se fizessem a parte deles, tudo seria mais fácil.
Essa não é a realidade atual, então vamos torcer para que ela mude. Mas, enquanto faz isso, mude a si mesmo tendo atitudes que facilitem a sua vida como empreendedor e que te estimulem a botar pra fazer! Tenha um Natal maravilhoso e um feliz Ano Novo! O ano muda, mas nós continuaremos aqui, buscando apoiá-lo e estimulá-lo a crescer e a evoluir na sua trajetória. Um grande abraço e até o ano que vem!